Disciplina:
Literatura Série: 9º ano
Professora:
Márcia Serra
Gênero: poesia
Palavras-chave: amor, sentimentalismo, ironia,
mistério, morte
Área
envolvida:
Língua Portuguesa, Literatura, Informática, artes.
Tema
transversal:
Pluralidade cultural
Público-alvo: jovem
Introdução:
A
literatura não é matéria escolar, é matéria de vida. A boa literatura
problematiza o mundo, tornando-o opaco e incitando à reflexão. É um
desafio à sensibilidade e inteligência do leitor, que assim se enriquece a cada
leitura. Busca oferecer inquietação, provoca o leitor, estimula- o a tomar
posição diante de certas questões vitais. A literatura propicia a percepção de
diferentes aspectos da realidade. Ela dá forma a experiências e situações que,
muitas vezes, são desconcertantes para o jovem leitor, ao ajudá-lo a situar-se
no mundo e a refletir sobre seu próprio comportamento.
Se concordarmos em que a escola deve estar mais atenta ao desenvolvimento da maneira
de pensar do que à memorização de conteúdos, devemos então admitir que sua
função mais importante é propiciar ao aluno atividades que desenvolvam sua
capacidade de raciocínio e argumentação, sua sensibilidade para a compreensão
das múltiplas facetas da realidade. A escola, portanto, deveria ser, antes de
tudo, um espaço para o exercício da liberdade de pensamento e de
expressão. (TUFANO, Douglas , NÓBREGA, Maria José in: Projeto de leitura – Alvares de Azevedo
Noite na taverna e poemas escolhidos (de Lira dos vinte anos). Ed. Moderna.
- Desenvolver atividades que possibilitem ao aluno dialogar com o texto, interrogá-lo, explorá-lo.
- Possibilitar a iniciação literária.
- Formar leitores
- Contribuir para que o aluno possa situar-se no mundo e refletir sobre o comportamento humano nas mais diferentes situações.
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