Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2012

Projeto de Literatura em Revista - Blog Literário


A poesia Romântica
Disciplina: Literatura   Série: 9º ano
Professora: Márcia Serra

Gênero: poesia
Palavras-chave: amor, sentimentalismo, ironia, mistério, morte
Área envolvida: Língua Portuguesa, Literatura, Informática, artes.
Tema transversal: Pluralidade cultural
Público-alvo: jovem


Introdução:


  A literatura não é matéria escolar, é matéria de vida. A boa literatura problematiza  o mundo, tornando-o opaco e incitando à reflexão. É um desafio à sensibilidade e inteligência do leitor, que assim se enriquece a cada leitura. Busca oferecer inquietação, provoca o leitor, estimula- o a tomar posição diante de certas questões vitais. A literatura propicia a percepção de diferentes aspectos da realidade. Ela dá forma a experiências e situações que, muitas vezes, são desconcertantes para o jovem leitor, ao ajudá-lo a situar-se no mundo e a refletir sobre seu próprio comportamento.
   Se concordarmos em que a escola deve estar mais atenta ao desenvolvimento da maneira de pensar do que à memorização de conteúdos, devemos então admitir que sua função mais importante é propiciar ao aluno atividades que desenvolvam sua capacidade de raciocínio e argumentação, sua sensibilidade para a compreensão das múltiplas facetas da realidade. A escola, portanto, deveria ser, antes de tudo, um espaço para o exercício da liberdade de pensamento e de expressão.  (TUFANO, Douglas , NÓBREGA, Maria José in: Projeto de leitura – Alvares de Azevedo Noite na taverna e poemas escolhidos (de Lira dos vinte anos). Ed. Moderna. 

Objetivos: 
  • Desenvolver atividades que possibilitem ao aluno dialogar com o texto, interrogá-lo, explorá-lo.
  • Possibilitar a iniciação literária.
  • Formar leitores
  • Contribuir para que o aluno possa situar-se no mundo e refletir sobre o comportamento humano nas mais diferentes situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário